Resolução CVM 232 é tema de evento

Resolução CVM 232 é tema de evento

O Machado Meyer Advogados, em parceria com a BEE4 e a Brasilpar, realizou o evento “Resolução CVM 232 – O novo caminho de acesso ao mercado de capitais para PMEs”. O encontro reuniu especialistas do setor financeiro e jurídico para debater as oportunidades e desafios trazidos pela norma da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que entra em vigor em 2/1/26.

A Resolução CVM 232 institui o Regime FÁCIL, criado para facilitar a captação de recursos por pequenas e médias empresas (PMEs) no mercado de capitais. O objetivo é reduzir custos, simplificar obrigações regulatórias e ampliar as possibilidades de financiamento para negócios que movimentam parcela significativa da economia brasileira.

O painel contou com a participação de Cristiana Pereira (conselho de administração da BEE4), Marcelo Kneese e Marcio Fiuza (sócios da Brasilpar), Patricia Stille (CEO e cofundadora da BEE4), Rafael Erlinger (sócio do Machado Meyer), Renato Otranto (head de DCM do Banco Daycoval) e Rodrigo Fiszman (sócio fundador e presidente do conselho da BEE4).

Segundo Rafael Erlinger, sócio da área de Mercado de Capitais do Machado Meyer, “o Regime FÁCIL representa um avanço histórico para aproximar o mercado de capitais das PMEs brasileiras, oferecendo alternativas reais de financiamento com menos burocracia e custos reduzidos“.

Além das discussões técnicas sobre o novo regime, o evento também marcou a apresentação do Rota FÁCIL, programa inédito lançado pela BEE4 com o apoio de provedores estratégicos como o Machado Meyer. A iniciativa premiará 10 PMEs promissoras com serviços essenciais para sua preparação e listagem, incluindo auditoria independente anual, assessoria jurídica e isenção das taxas de listagem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de novembro no site oficial do programa.

O Rota FÁCIL é uma iniciativa pioneira para divulgar a nova regra da CVM para as PMEs brasileiras, mostrando para empresários que agora é possível acessar o mercado de capitais para buscar financiamento. Essa primeira edição é só o começo. Queremos levar novas rodadas do programa a todo o país, buscando acelerar a adesão do regime FACIL e o desenvolvimento do mercado de acesso“, afirma Patrícia Stille, CEO e cofundadora da BEE4.

Durante o evento, os especialistas reforçaram que o sucesso da Resolução CVM 232 e do programa Rota FÁCIL dependerá da adesão das empresas e do engajamento dos investidores e intermediários, criando casos de referência capazes de atrair novas companhias para o mercado.

Evento debateu os impactos da Resolução CVM 232 e o novo regime de acesso ao mercado de capitais para PMEs.(Imagem: Divulgação)

Machado Meyer Advogados

Fonte

Artigos Relacionados