Em evento da USP, Haddad defende formação crítica na era digital

Em evento da USP, Haddad defende formação crítica na era digital

Durante encontro na Faculdade de Direito da USP nesta sexta-feira, 27, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, refletiu sobre os novos desafios impostos pela transformação do cenário internacional e seu impacto direto na política nacional.

O ministro destacou as transformações marcadas pelo amplo acesso à informação. Para ele, esse novo panorama impõe uma responsabilidade ainda maior: a de desenvolver uma formação crítica capaz de interpretar, com profundidade, os acontecimentos globais e seus reflexos na realidade nacional.

Haddad observou que, ao contrário de sua época como aluno da casa, hoje é comum que estudantes acompanhem os acontecimentos internacionais. “Hoje você tem na palma da sua mão, você tem condições de acompanhar o que está acontecendo no mundo“, afirmou.

Apesar das vantagens, o ministro alertou para os riscos dessa imersão em informações: A chance de você, mal informado, mal orientado, mal formado, tomar decisões ou posicionamentos que não condizem com o seu desejo de sociedade justa é uma coisa muito complexa“.

Segundo Haddad, é justamente por isso que a formação privilegiada oferecida pelas universidades públicas deve ser colocada à disposição do país.

É um imperativo de que esse conhecimento seja exposto e mobilizado a favor de determinadas causas, e muitas das causas atuais exigem ciência, conhecimento científico”, concluiu.

Na abertura do encontro, o professor livre-docente da Faculdade de Direito da USP Pierpaolo Cruz Bottini agradeceu ao Migalhas pelo apoio ao evento e a outros da Associação de Antigos Alunos. 

Confira:

” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen=””>

Fonte

Artigos Relacionados